Banner Notícia

Teste de Progresso

Por André Ricardo do Carmo Santarém. Em 07/08/19 14:44.

Teste de Progresso Consórcio Centro-Oeste 2019

Logo Teste Progresso

No dia 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) às 14:00 horas será aplicado o Teste de Progresso para os discentes do nosso curso de medicina. A participação  é voluntária, no entanto, ressaltamos que a participação é de extrema valia visto que avalia o ganho de conhecimento do aluno ao longo dos anos do curso e, dentre várias outras razões que constam no documento em anexo a este e mail,importantes Hospitais de ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do curriculum dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica.Esta é uma tendência que deverá expandir-se para demais hospitais escola ao longo dos anos.

Todos os estudantes foram pré-inscritos para realizar o Teste de Progresso, entretanto, todos devem confirmar a inscrição, após receber uma mensagem eletrônica, o que deve ocorrer à partir do dia 12 de agosto do corrente ano. O período de inscrições iniciará neste mesmo dia, portanto, fiquem atentos.

O Teste do Progresso é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional. Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino.

A prova será aplicada a TODOS os estudantes do primeiro ao sexto ano ao mesmo tempo, na mesma hora e com as mesmas regras.  Somente os alunos que estejam cursando o primeiro período em 2019-2 não participarão, tendo em vista o recente ingresso no curso, os demais (curando o segundo período em  2019-2 e períodos adiante) estão todos convidados a participar.

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) já apoiaram e recomendaram que as escolas realizem o Teste do Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante reforçando assim que o Teste do Progresso é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.

Informe-se à respeito! Converse com seus colegas e professores! Divulgue-o! Ele é bom para você! É bom para o nosso curso! É bom para todos! Faça-o com responsabilidade e colabore para seu aprimoramento pessoal e para a excelência do nosso curso de graduação em Medicina!

Fonte das informações acerca do teste de progresso: ABEM (https://abem-educmed.org.br/acoes/avaliacao-do-estudante-contribuicao-do-teste-de-progresso/)

Categorias: notícias