Histórico do Curso
O curso de Medicina da UFJ foi criado pelo Projeto de Expansão dos cursos de Medicina do Governo Federal, Portaria SESu nº 105 de 05 de junho de 2012, que dispõe sobre a expansão de vagas em cursos de Medicina e criação de novos cursos de Medicina nas Universidades Federais, numa ação conjunta entre o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Neste contexto, a UFJ, antiga UFG - Regional Jataí, destaca-se na região do sudoeste goiano, tendo o primeiro curso federal de medicina da região.
Dois anos após trabalhos intensos, o curso de Medicina da UFJ iniciou suas atividades letivas em 11 de agosto de 2014, a partir de sua aula inaugural. Nesta ocasião, participaram autoridades locais, universitárias e políticas, além de 30 ingressos que formaram a primeira turma, com aulas iniciadas no mesmo semestre.
Até o fim do primeiro semestre de 2019, as atividades letivas ocorriam nas instalações ampliadas da unidade Riachuelo que possuía, dedicados ao curso, oito salas de aula, quatro consultórios, dois laboratórios de pesquisa, um laboratório morfofuncional e um laboratório de práticas médicas. Foi então que, em 12 de agosto de 2019, as aulas do curso de Medicina iniciaram nas mais novas instalações, possibilitando que a máxima capacidade em número de alunos e seu excelente potencial de ensino-aprendizagem fossem alcançados. As novas instalações, contam não só com os tantos outros laboratórios que um curso de Medicina necessita dedicados a si, as também com um ambiente confortável e funcional, trazendo a sensação inequívoca de pertencimento que tanto foi cultivada desde a criação do curso. Em 27 de abril de 2020, a primeira turma do curso de Medicina da UFJ, honrosamente, formou-se, dando fim ao primeiro ciclo de nossas conquistas e início ao período das mais intensas reflexões sobre como se fazer valer ainda mais de nosso potencial.
O projeto pedagógico adotado visa à articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um aprendizado crítico e reflexivo, que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, família e comunidade, considerando aspectos biopsicossociais. Estimula a realização de projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido.
O Currículo do Curso está centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com módulos elaborados para promover a integração de conteúdos e garantir o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o primeiro semestre.
O diferencial deste curso de Medicina é a utilização de metodologias ativas de ensino, proporcionando uma formação compatível com os níveis de atenção à saúde e assegurando conhecimento técnico, científico e humanístico que permita ao profissional identificar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e participar ativamente da solução dos mesmos. Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade: uma educação médica baseada na comunidade. Os eixos de desenvolvimento são: Clínico (Aluno-Paciente); Institucional (Academia-Aluno-Serviço); Social (Comunidade-Aluno-Governo); Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional).
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