Avaliação Institucional da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Por Enzo Lustosa Campos. Em 12/10/22 11:37. Atualizada em 12/10/22 11:37.

Os ciclos de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Jataí (UFJ), teve início ainda como parte da Universidade Federal de Goiás (UFG), que realiza este processo desde o final de 1994 até o final de 1997, antes mesmo da implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que só foi regulamentado em 2004.

Muitas mudanças ocorreram, em 2002, foi concebido o Programa de Gestão Estratégica (PGE) que contemplou marcos teóricos, como a integração dos processos autoavaliativos; a participação coletiva; a perspectiva da globalidade; o processo formativo e ético; a integração de múltiplos instrumentos avaliativos e a combinação de diversas metodologias; o respeito à identidade e história de cada local de trabalho da UFG. Em 2003, muitos desses marcos teóricos foram reiterados pela Comissão Especial de Avaliação (CEA), sendo contemplados nos princípios do SINAES.

Desde os primórdios, foram nove ciclos avaliativos realizados pela UFG, que em 2018, com uma nova gestão e novas estruturas administrativas e ora denominada apenas Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi incorporada à recém-criada Secretaria de Planejamento e Avaliação. A recomposição dos membros da CPA e a introdução de novos instrumentos fizeram parte do 9º ciclo (2018-2020).

Após a emancipação da UFJ, criada pela Lei nº 13.635/2018, foi criada pela Portaria 590/2020 a primeira formação da CPA na instituição com a tarefa de iniciar o novo ciclo de avaliação. Diante das mudanças na composição, a Portaria 270/2022 está vigente com a formação que concluiu o primeiro relatório parcial do primeiro Ciclo Avaliativo UFJ (2021-2023). Com o advento da pandemia de COVID-19, o semestre 2020/1 não teve avaliação, sendo realizada a primeira consulta no semestre 2020/2 que culminou no Relatório de Avaliação Institucional publicado no dia 31/03/2021 como prazo estipulado pelo MEC no sistema e-MEC.

Deste relatório surgiram várias devolutivas dos resultados respondidos pela comunidade acadêmica, desde a gestão estratégica, até as coordenações de curso. A coordenação do Curso de Medicina recebeu a CPA em 12/04/2022 com a divulgação dos resultados da Avaliação Institucional referente ao calendário acadêmico 2020-2 para o Curso de Medicina e os dados foram, ainda, apresentados em reunião de geral do Curso para os participantes.

Além disso, a CPA participou ainda da visita presencial da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) no dia 26/04/2022 relatando os dados do relatório e respondendo aos questionamentos da Comissão.

Acesse aqui o link:

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias

URL relacionada: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1319/o/AUTOAVALIA%C3%87%C3%83O_INSTITUCIONAL_-_1%C2%BA_RELAT%C3%93RIO_PARCIAL_-_1%C2%BA_CICLO_AVALIATIVO_%282021-2023%29_-_ANO_BASE_2021.pdf