Histórico do Curso

Por Sandra Alkmim Em 08/04/15 22:33 Atualizada em 05/04/22 11:30

O Curso de Medicina da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014, tendo sido elaborado a partir da Proposta de Expansão de Vagas do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, numa ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde.

O projeto pedagógico adotado visa à articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um aprendizado crítico e reflexivo, que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, família e comunidade, considerando aspectos biopsicossociais. Estimula a realização de projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido.
O Currículo do Curso está centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com módulos elaborados para promover a integração de conteúdos e garantir o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o primeiro semestre.
O diferencial deste curso de Medicina é a utilização de metodologias ativas de ensino, proporcionando uma formação compatível com os níveis de atenção à saúde e assegurando conhecimento técnico, científico e humanístico que permita ao profissional identificar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e participar ativamente da solução dos mesmos. Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade: uma educação médica baseada na comunidade. Os eixos de desenvolvimento são: Clínico (Aluno-Paciente); Institucional (Academia-Aluno-Serviço); Social (Comunidade-Aluno-Governo); Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional).

Related Files Size Archive Fingerprint
Historico do Curso 49 Kb 2f64a76e1e4e888dbf98bc44685b481e