Turma 1 - Medicina UFJ

Mensagem do curso de Medicina à Primeira Turma de formandos do curso de Medicina UFJ

Por Júlia Moraes. Em 27/04/20 10:18. Atualizada em 07/05/20 17:30.

turma1p

 

No dia 11 de agosto de 2014, iniciaram-se as atividades do curso de Medicina na cidade de Jataí. A criação e grande parte da execução do curso foram desempenhadas como Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Como parte desse momento atual que estamos vivenciando, a colação de grau da Primeira Turma do curso foi antecipada (Portaria 269/2020). Formamos a Primeira Turma do Curso de Medicina hoje, 27/04/2020, como Universidade Federal de Jataí. Um grande marco para os seis anos de história, luta, dedicação e crescimento, graças a atuação e o empenho do corpo docente, técnico e todos os servidores da instituição. Neste momento tão importante para todos, o curso de Medicina deixa uma mensagem para os formandos da Primeira Turma de Medicina da UFJ 2020-1: 

Há seis anos o esperado curso de Medicina em Jataí ganhou rostos e nomes. Ganhou pessoas, histórias de vida e sonhos a serem alcançados. Pessoas diversas que incorporaram a missão de formar indivíduos, profissionais, uma história e assim, realizar sonhos. Um curso em implantação para a transformação de muitas vidas. Seis anos de lutas, de dedicação, de empenho, de sofrimento, de crescimento, de mudanças. Anos de aprendizado profissional, e de crescimento pessoal. Formar e ser a primeira turma de um curso, é sem dúvida um grande marco para todos nós que participamos desse processo, que caminhamos juntos nessa trajetória. Muitas vezes com grandes dificuldades, mas foram justamente elas que moldaram os excelentes profissionais que hora se formam. As dificuldades da vida refletem quem somos e seremos. Foram anos de construção compartilhada e vocês foram fundamentais para o crescimento desse curso. Seus anseios e motivações eram nossas fontes de inspiração. Ao falar de formatura, não podemos esquecer o que é ser médico e se transformar em um. A nossa função era de ensinar a vocês não apenas os quesitos técnicos, mas acima de tudo os atributos básicos da medicina: a ética profissional, o senso de humanidade e solidariedade, o cuidar do outro e o amor pela profissão. Deixamos a vocês as palavras ditas por Luiz Salvador de Miranda-Sá Júnior, no livro Uma introdução à Medicina - O médico:  

“Deve-se ensinar aos jovens estudantes que os médicos são agentes sociais incumbidos dos atos profissionais que implicam em fomento e promoção da saúde. Mas também ensinar-lhes que a medicina é uma profissão especial e que devem ser dignos dela. Pois são eles que a fazem. Deve-se insistir que a destinação essencial da medicina é cuidar ou curar pessoas enfermas, seres humanos afetados, livrar ou minorar o sofrimento e mal-estar humano. A medicina nasceu como técnica, ora se transforma em tecnologia, mas sem perder a sensibilidade e o humanitarismo. Esses acompanham o conceito de medicina em todos os momentos de sua história. O médico tem uma responsabilidade que transborda dos campos técnico pra o ético. O encontro de ajuda baseado na ciência, no bom senso e na solidariedade. Transcende-a e inclui a importância da ética e de elementos humanos e humanitários, muito mais importantes que os atributos intelectuais que a pessoa possa ostentar. A principal responsabilidade do médico frente à sociedade é o dever primário de servir. A medicina é uma profissão a serviço da humanidade.”

O talento, a dedicação e a persistência trouxeram vocês, formandos, até aqui. Esperamos que esta vitória seja apenas o início de vários outros desafios e conquistas que estão por vir. Que este momento sirva de impulso para novas etapas da vida profissional, sempre com o mesmo brilho e competência com que percorreram no curso de Medicina da UFJ. Levem de nós, docentes e TAEs, nossa lembrança de orgulho e satisfação de poder vivenciar este momento, e nossos votos de sucesso na nova jornada. Lembrem-se: “a felicidade está em poder doar os dons que um dia recebeu.”

Parabéns e muito sucesso!

 

Categorias: Notícias