Progress test
1) O que é o Teste de Progresso?
The Progress Test (TP) is a cognitive assessment with no selection or classification, consisting of an institutional test that individually evaluates whether the student's knowledge gain is being continuous and progressive, and the effectveness of its achievement in both basic and clinical cores, which are paramount for the final internship stage and the ensuing professional graduate.
This test places the student in its learning curve and allows the institution to diagnose its deficiencies throughout the curriculum structure. It can be used by the competent collegiate bodies to evaluate curricular changes and specific evaluations of disciplines or teaching modules.
The test content is not linked to any specific medical course model and therefore it assesses the final objectives of all curricula as a whole. The content of all subjects in the course is continuously reviewed, as this method is not understood without a consistent feedback, in which it is possible to correct flaws presented during the training process. Students are encouraged to adopt a self-directed longitudinal learning technique and to understand that, by the end of their training, the knowledge achieved must remain sound for the good exercise of thire profession.
Entities such as the Federal Council of Medicine (CFM) have already supported and recommended that medical schools carry out the Progress Test as an assessmentfor both students and their course, thus reinforcing this test as a tool to promote all teaching-learning processes and courses, as a result.
Source: ABEM (Brazilian's Association of Medical Education: https://abem-educmed.org.br/acoes/avaliacao-do-estudante-contribuicao-do-teste-de-progresso/)
2) Who can and should do it?
This test is applied annually to students regularly enrolled in any undergraduate medical course (starting at the second semester - that is, the first year-, to the interns of the 11th/12th semester - that is, the sixth year), with the exception of the freshmen on the 1st semester (2019-2), in view of their recent entry into the course. All students were pre-registered to take the test, however all must confirm the registration, after receiving an electronic message, which should occur from August 12th of this year. The test must be applied to all students from the first to the sixth year simultaneously and under the same rules and conditions.
3) Quando e com que frequência será aplicado o Teste de Progresso?
Esta será a primeira edição do TP do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí e ocorrerá no dia 25 de setembro de2019 às 14:00 horas, será realizado no prédio do curso de medicina em salas a serem amplamente divulgadas, assim como em todas as Escolas Médicas participantes do Consórcio. Este Teste de Progresso está sendo organizado por um Consórcio de Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, com apoio da Associação Brasileira de Ensino Médico - ABEM.
4) Qual a estrutura do Teste de Progresso?
A prova deve constar de cerca de 100 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na prática clínica, visando a problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento: ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Tocoginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades).
5) Qual é o objetivo básico do Teste de Progresso?
O TP tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso assim como aspectos do próprio curso de graduação.
6) Para que servem os resultados do Teste de Progresso?
A análise dos resultados do TP permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.
7) Por que devo participar do Teste de Progresso?
Existem várias razões para sua participação ativa, entre elas podemos destacar:
- A realização sequencial do TP permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso, é uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de correção.
- A avaliação dos resultados permite que a Coordenação de Graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso avaliem, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas.
- A análise dos resultados do TP permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.
- Uma outra vantagem da realização do TP é permitir treinamento na realização de avaliações, com vistas à realização futura de processos seletivos e avaliativos (como a avaliação seriada bianual proposta pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina - 2014) dos quais os estudantes participarão, como por exemplo, os processos seletivos para programas de Residência Médica.
- Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirá que a Coordenação de Graduação e os membros do NDE do curso de Medicina construam curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.
- Além disso, importantes Hospitais de Ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do curriculum vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica. Esta é uma tendência que deverá expandir-se para outros hospitais escola e sua inclusão em etapas da avaliação da próxima seleção aos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário de Brasília e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal já foi solicitada e está em fase de discussão.
8) Como será feita a divulgação dos resultados do Teste de Progresso?
Os resultados individuais do Teste de Progresso não serão divulgados de forma pública, cada estudante individualmente poderá, mediante acesso via senha pessoal, ver o resultado do seu TP e acompanhar a evolução de seus resultados positivos (progresso) ao longo dos próximos anos.
9) Em caso de dúvidas sobre o Teste de Progresso, a quem devo recorrer?
As dúvidas relativas ao TP devem ser direcionadas à Coordenação de Graduação do curso via e mail: medufgjatai@gmail.com
Informe-se à respeito! Converse com seus colegas e professores! Divulgue-o! Ele é bom para você! É bom para o nosso curso! É bom para todos! Faça-o com responsabilidade e colabore para seu aprimoramento pessoal e para a excelência do nosso curso de graduação em Medicina!
Fonte das perguntas e respostas, adaptado de: http://www.fm.unb.br/br/pesquisa-graduacao